Translate

fevereiro 03, 2011

CES 2011: Carros elétricos estão entre os destaques da feira

  Ford Mostra seu Primeiro Veículo Completamente Elétrico
Alan Mulally, presidente da Ford, apresenta o Focus Electric


















A CES não é um evento voltado para a indústria automobilística, mas foi o lugar escolhido pela Ford para mostrar seu primeiro carro completamente elétrico, o Focus Electric. Além da tradicional fabricante americana, Hyundai e General Electric também exibem veículos e protótipos parcial ou totalmente movidos por energia elétrica.
 

A Ford está promovendo fortemente o Focus Electric na CES. O veículo, totalmente movido a energia elétrica, chega até o fim do aos Estados Unidos. Segundo a empresa, uma carga completa de bateria é suficiente para cerca de 160 quilômetros. A bateria é conectada em tomadas de 240 volts e leva cerca de três horas para ser carregada. Segundo a Ford, uma das dificuldades para a popularização dos veículos elétricos nos Estados Unidos é a falta de lugares para recarregar a bateria. Atualmente há apenas 1,8 mil postos de recarga no país. A Ford acredita que até o fim do ano esse número subirá para 12 mil.
Recarga sem fio

 
Enquanto a Ford dá seus primeiros passos na área de carros elétricos, outras empresas exibem recursos que podem chegar em um futuro próximo. A Fulton Technologies está mostrando na CES um mecanismo que pode recarregar a bateria de carros elétricos sem a necessidade de cabos. Na CES, o sistema está sendo exibido com um carro da linha Roadster, da fabricante de veículos elétricos Tesla.
O sistema eCoupled funciona por meio de indução, usando um campo magnético para "mandar de volta" a energia de um pólo da bateria para outro. Esse mecanismo já é bastante usado para carregar baterias de smartphones e outros dispositivos pequenos, mas ainda não é usado em veículos elétricos. O eCoupled ainda está em fase de testes e não tem previsão de lançamento.

General Electric mostra protótipo
Outro destaque da feira na área de veículos elétricos é o protótipo EN-V, da General Electric (GE). Projetado para levar duas pessoas, o EN-V  gira 360 graus sobre seu eixo e tem autonomia de 40 quilômetros.

EN-V: protótipo com visual futurista
A proposta do EN-V é ser um veículo para áreas urbanas e minimizar problemas como engarrafamentos e falta de vagas em estacionamento. Por isso, ele é pequeno e tem velocidade máxima de cerca de 40 quilômetros por hora.

0 comentários:

Postar um comentário